Cidade francesa proíbe publicidade nas ruas
2 mil metros quadrados de publicidade serão retirados de Grenoble.
Pela primeira vez na Europa, uma cidade, Grenoble, no sudeste da França, decidiu proibir os cartazes publicitários em suas ruas, para substituí-los por árvores. Esta decisão foi tomada pelo prefeito ecologista Eric Piolle, que governa desde março esta cidade de 160 mil habitantes situada aos pés dos Alpes.
Entre janeiro e abril de 2015, 326 cartazes publicitários serão retirados por seu fabricante, a empresa francesa JCDecaux. No total, 2 mil metros quadrados de publicidade desaparecerão das ruas da cidade. Em seu lugar, a prefeitura prometeu plantar 50 árvores.
"Os primeiros cartazes foram instalados em Grenoble em 1976. Trata-se de um modelo obsoleto que não corresponde às expectativas dos habitantes, que desejam se reapropriar do espaço público", declarou à AFP Lucille Lheureux, vice-prefeito encarregado dos espaços públicos. A decisão, uma promessa de campanha do prefeito Eric Piolle, é "uma primícia europeia para uma grande cidade", segundo a prefeitura.
O único precedente no mundo foi a cidade brasileira de São Paulo, que em 2007 decidiu proibir os cartazes publicitários onipresentes em seus muros. No entanto, em 2012 São Paulo reintroduziu a publicidade em seu espaço público, assinando com a JCDecaux um contrato para a instalação de mil relógios que dão aos habitantes a hora, a temperatura, a qualidade do ar e informações municipais. Apesar da decisão das autoridades municipais de Grenoble, a publicidade não desaparecerá totalmente da cidade, já que os refúgios dos pontos de ônibus não são afetados pela medida.
Os cartazes publicitários contidos nos mesmos respondem a um contrato assinado por JCDecaux e pela sociedade mista administradora do transporte público da região de Grenoble (SMTC) que só expirará em 2019.
http://www.poderesemrevista.com.br/noticias/2014/11/24/cidade-francesa-probe-publicidade-nas-ruas
3 Comentários
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Bela conquista e grande exemplo para o Brasil. Merecemos viver em cidades onde a paisagem urbana tenha beleza, e não seja invadida pelos assédios publicitários. continuar lendo
Ao escolher, nas ultimas eleiçoes municipais, Eric Piolle, um prefeito "verde", a populaçao de uma das cidades mais poluidas da França mostrou que prefere melhorar sua qualidade de vida com atitude.
A retirada de cartazes publicitarios das ruas eh apenas uma das conquistas do povo consciente de Grenoble.
Antes mesmo de ser prefeito Piolle jah se deslocava cotidianamente pela cidade utilizando uma bicicleta em lugar de veiculos poluentes e caros pagos pelos tesouro público. Outra marca de sua administraçao eh o intenso uso de cavalos e carroças para a retirada e o transporte de lixo urbano.
Piolle tambem cumpre a promessa de campanha de devolver cerca de 25 por cento de seu salário como prefeito aos cofres publicos.
Mesmo assim, a tensao eh grande em Grenoble.
Um prefeito que oferece moradia e escola a imigrantes irregulares ou que reduz o numero de cameras espalhadas pela cidade recebe muitas criticas.
Como esta situaçao - um prefeito do Partido Europa Ecologia Verde (EELV) numa das maiores cidades da França - eh pioneira, devemos acompanhar com muito interesse tal laboratorio. continuar lendo
Faço uma citação de Nelson Dacio Tomazi
'A cidadania também não é dada, mas construída em um processo de organização, participação e intervenção social de individuos ou de grupos sociais. Só na constante vigilãncia dos atos cotidianos o cidadão pode apropriar-se desses direitos, fazendo-os valer de fato.
se não houver essa exigência, eles ficaram no papel.' continuar lendo