Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Uruguaios definem no domingo redução da idade penal para 16 anos

A proposta busca reduzir de 18 para 16 anos a idade penal em caso de homicídios, lesões graves, roubo, extorsão, sequestro e estupro, entre outros crimes

Publicado por Poderes Revista
há 9 anos

No Uruguai, o país mais seguro da América Latina, a população vai se pronunciar no domingo (26/10) - junto com as eleições nacionais - se apoia um projeto de redução da idade penal para 16 anos em caso de crimes graves.

Pedra no sapato do governo do esquerdista José Mujica, o clamor por mais segurança levou a uma campanha que tem como principal apoio o candidato à Presidência pelo Partido Colorado, Pedro Bordaberry. O abaixo-assinado a favor da redução superou em mais de 100.000 assinaturas as 250.000 necessárias para a realização do plebiscito.

"A reforma que é votada com 'sim' estabelece, em primeiro lugar, que a lei penal proteja as vítimas do crime e os cidadãos honestos", disse Bordaberry durante um ato na reta final de uma campanha. Ele ocupa o terceiro lugar nas preferências dos eleitores, com 15% das intenções de voto, de acordo com pesquisas.

O ex-presidente Tabaré Vázquez (2005-2010), primeiro presidente de esquerda da história do país, lidera as pesquisas seguido por Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (PN). Bordaberry está praticamente sozinho contra a esquerda e dezenas de organizações sociais e organismos internacionais, como o Unicef.

Fabiana Goyeneche, porta-voz do movimento contrário à redução, disse à AFP que estudos nacionais e internacionais "mostram que não se reduz o índice de criminalidade baixando a idade penal". Pelo contrário, "pode ser pior para a segurança, já que os adolescentes que são presos com frequência saem mais violentos", acrescentou.

A proposta busca reduzir de 18 para 16 anos a idade penal em caso de homicídios, lesões graves, roubo, extorsão, sequestro e estupro, entre outros crimes.

Segundo o "Global Peace Index 2014", que desde 2007 classifica 162 países, o Uruguai é o país mais seguro da América Latina, uma posição à frente do Chile e 28 lugares atrás do país mais seguro do mundo, a Islândia.

No entanto, para muitos uruguaios a sensação crescente de insegurança é um tema que causa transtornos para a esquerda desde a sua chegada ao poder, há quase dez anos.


http://www.poderesemrevista.com.br/noticias/2014/10/21/uruguaios-definem-no-domingo-reduo-da-idade-p...

  • Publicações70
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações34
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uruguaios-definem-no-domingo-reducao-da-idade-penal-para-16-anos/147305106

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)