Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Defensoria do Pará consegue sentença estrangeira no STJ

A setença foi um pedido de divórcio

Publicado por Poderes Revista
há 10 anos

Defensoria do Estado do Pará conseguiu homologar, pela primeira vez, por meio do Sub Defensor Geral do Pará, Adalberto Souto, e do Defensor Público Edgar Alamar, uma sentença estrangeira em caso de divórcio praticado fora do país.

O pedido de divórcio foi homologado no último dia 2 de outubro, com validação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os Defensores Públicos Adalberto Souto e Edgar Alamar foram os responsáveis por subscrever a petição. A ação, originária no STJ, foi produzida via Entrância Especial da Defensoria Pública do Estado do Pará, responsável por peticionar junto aos tribunais superiores, como STJ e Superior Tribunal Federal (STF).

O divórcio envolveu uma paraense de Castanhal, município na região Nordeste do Estado, e um alemão, que casaram em Portugal e estavam juntos há pelo menos 10 anos. A dissolução do casamento, em caráter definitivo, foi assinada pelo Presidente do STJ, ministro Francisco Falcão.

Para que tivesse validade jurídica, o pedido feito pela paraense tinha que ser reconhecido e homologado pelos tribunais superiores do país. Essa é a primeira vez que a Defensoria faz um pedido dessa natureza ao STJ e tem parecer favorável concedido.


http://www.poderesemrevista.com.br/noticias/2014/10/21/defensoria-do-par-consegue-sentena-estrangeir...

  • Publicações70
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações147
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-do-para-consegue-sentenca-estrangeira-no-stj/146836275

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)