Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Juiz do interior do Paraná usa Skype para realizar júri

A sessão iniciou por volta das 9h e terminou em torno das 19h.

Publicado por Poderes Revista
há 10 anos

A Comarca de Matelândia, interior do Paraná, ao realizar sessão do Tribunal do Júri e utilizar recursos da ferramenta Skype para julgamento de réu preso em Pontaporã-MS, onde responde por outra ação penal.

Diante da impossibilidade de deslocamento do réu até a comarca para ser julgado e da possível necessidade de remarcar o julgamento, o Juiz de Direito, Thiago Flores Carvalho, consultou o Juízo Criminal de Pontaporã, na tentativa de que o réu fosse interrogado e acompanhasse o ato via internet, mais precisamente via Skype.

Prontamente atendido, tomaram-se as providências necessárias na comarca de Matelândia e, por telefone, e-mail, e pelo próprio Skype, em conjunto com servidores da comarca e do Núcleo do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) de Foz do Iguaçu o Júri foi realizado.

O réu foi interrogado e assistiu todo o julgamento até a leitura da sentença, via internet, acompanhado, na Sala do Júri pelo seu defensor constituído e, lá, em Pontaporã, pela Defensoria Pública local.

O programa Skype permite chamadas de voz e com vídeo, chat, compartilhar e fazer chamadas locais.


http://www.poderesemrevista.com.br/noticias/2014/10/2/juiz-do-interior-do-paran-usa-skype-para-reali...

  • Publicações70
  • Seguidores71
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações69
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-do-interior-do-parana-usa-skype-para-realizar-juri/142972016

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Só uma pequena correção. O nome correto da cidade é "Ponta Porã", separado. continuar lendo

A tecnologia a serviço do direito. Poupou-se recursos públicos para a transferência do preso e o júri realizado. Muito bom. continuar lendo

Bom este tipo de iniciativa, principalmente em sessões públicas (privacidade não é uma questão importante).

Caso a sessão necessitasse sigilo, não recomendaria o uso deste tipo de ferramenta.

Muitas empresas e órgãos governamentais que usam video conferência, utilizam ferramentas próprias ou, ao menos auditadas, pelas suas equipes de TI. continuar lendo

Muito bom. Dessa forma o preso poderia até ser julgado e só sair da sela se for absolvido. Pouparia tempo e dinheiro ao estado. continuar lendo